Detran-MG inicia adoção da Placa Mercosul

PCMG
0 566

Com atraso em relação ao prazo previsto originalmente (31 de janeiro), mas antes do que havia anunciado inicialmente, o Detran-MG inicia a adoção da nova placa de identificação veicular, padrão Mercosul. Com padrão de quatro letras e três números, ela já é usada na Argentina, Chile e Uruguai e em breve será adotada também no Paraguai e Venezuela, facilitando o controle e o rastreio em casos de roubo ou tentativa de clonagem.

A partir desta segunda-feira (17), a Placa Mercosul passa a identificar os veículos em todos os novos emplacamentos (zero quilômetro; transferência de domicílio). O modelo anterior, em cinza, segue com validade – a troca pode ocorrer caso haja interesse do proprietário do veículo, mas não é obrigatória.

A versão escolhida pelo Denatran é mais simples que a prevista – não há identificação de estado e município, e o controle de segurança e autenticidade será feito por meio de um QR Code.

O preço da placa não é tabelado. Com a autorização do Detran-MG para emplacamento em mãos, o proprietário deverá se dirigir a uma das várias estampadoras credenciadas para a confecção da mesma. O fundo será sempre branco, mas a cor da combinação de letras e números variará de acordo com a utilização destinada: preta para veículos particulares, vermelha para veículos comerciais, azul para veículos oficiais, verde para veículos em teste, dourado para os veículos diplomáticos e prateado para os veículos de coleção.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais