Dicas para pegar estrada com tranquilidade no Carnaval

0 2

Quatro dias de folga, isso para quem não aproveita e emenda a quarta-feira de Cinzas. Oportunidade interessante para pegar estrada em busca da folia; ou mesmo de descanso e tranquilidade. Qualquer que seja o motivo, é fundamental ter o veículo em condições ideais para encarar a viagem de ida e volta em total segurança. Pois o Seminovos BH Notícias, parceiro do movimento Maio Amarelo, que une ações por um trânsito mais previsível e seguro para todos, preparou um “check-list” que deve ser observado antes de aproveitar o período. Cuidados muitas vezes simples, mas que fazem toda a diferença.

  • Calibragem e estado dos pneus: lembre-se de calibrar os quatro pneus e o estepe. Normalmente os manuais do proprietário determinam um aumento na pressão quando se trafega com mais passageiros e bagagem. Além disso, os sulcos dos pneus devem ter profundidade de, pelo menos, 1,6 milímetro, sem deixar exposto o TPI, indicador do momento de troca.
  • Limpador do parabrisa: como ainda estamos em época de chuvas, é fundamental ter as palhetas do limpador de parabrisa em bom estado, sem ressecamento ou desgaste. Não esqueça de abastecer o tanquinho de água usado para auxiliar na limpeza do vidro. Um pano ou flanela para ajudar no desembaçamento também é útil.
  • Óleo e fluidos: Uma conferida no óleo e o líquido de arrefecimento são fundamentais, ainda que, na teoria, não seja momento de trocar o primeiro e completar o segundo. Especialmente os motores mais antigos ou submetidos a condições mais extremas apresentam perda de fluidos.
  • Luzes: Cheque o funcionamento de lanternas, farois e piscas. Nunca é demais recordar que, nas rodovias, o uso do farol baixo é obrigatório.
  • Leis de trânsito: Essa nem deveria valer lembrete mas, como muita gente insiste em não respeitar, a gente reforça: cinto de segurança em todos os ocupantes do veículo (e assento infantil no caso dos pequenos); ultrapassagens apenas pela esquerda em locais permitidos, respeito aos limites de velocidade e nada de bebida alcoólica ao volante, assim como uso de smartphone.

Nada demorado ou complicado, mas sempre importante para não dançar na estrada e deixar a folia para o lugar certo.

Fluido-do-radiador Luzes Óleo Estados-dos-pneus Parabrisa

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais