Ducati Panigale V4 25° Anniversario 916: ainda mais exclusiva

Ducati Media
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Mais recente superbike da Ducati, a Panigale V4 fez história ao deixar de lado a arquitetura do motor com dois cilindros em L (90 graus de ângulo entre eles) para se render a um formato usado pelas concorrentes (as japonesas e a BMW. Longe de ser considerado uma heresia pelos fãs da casa de Borgo Panigale, que, no caso de quem pode pagar, têm levado a superesportiva para suas garagens; ou, quando não, a admiram especialmente nas competições. Estamos falando de uma máquina que, em sua versão mais ‘careta’, tem relação peso-potência superior a 1 – mais cavalos (214) do que quilos (174). Com equipamentos não só inspirados nas pistas mas, em muitos casos, derivados das versões de competição.

Uma obra de arte sobre duas rodas que tem seu preço, nada barato. No Brasil, a Panigale é oferecida por algo em torno dos R$ 250 mil (e tem compradores). Pois no fim de semana a fábrica italiana resolveu apresentar uma versão ainda mais exclusiva, que homenageia outra moto marcante em sua história.

Para celebrar os 25 anos da apresentação da 916, desenhada por Massimo Tamburini e igualmente vitoriosa nos circuitos, a Ducati lançou uma versão especial da Panigale denominada 25° Anniversario 916 (assim mesmo, em italiano), com gráficos que reproduzem a decoração da moto de pista de 1994, que deu origem mais tarde à 996, sempre com a mesma base.

E neste caso, não se trata apenas de ‘perfumaria’. A parte dianteira do quadro reproduz a geometria Front Frame da moto de corrida. As rodas forjadas em magnésio Marchesini; o escapamento em titânio Akrapovic e uma série de componentes do catálogo de personalização Ducati Performance deixam a versão ainda mais brava e leve. Além disso, serão produzidas apenas 500 unidades, o que a torna ainda mais exclusiva e desejada. Na Itália, onde começará a ser vendida em outubro, o preço sugerido é de 42 mil euros, algo em torno de R$ 185 mil. O que faz imaginar que, por aqui, ela chegaria beirando os R$ 300 mil. Coisa para muito poucos mesmo.

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