Emplacamentos de zero quilômetro despencam em abril

Toyota
0 160

Concessionárias fechadas ou em atendimento remoto; montadoras com a produção suspensa e restrições de circulação que reduziram, e muito, o número de veículos nas ruas. O cenário trazido pela pandemia do novo coronavírus certamente impactaria no mercado automobilístico brasileiro – como, aliás, em todo o mundo. Faltava quantificar o tamanho da queda, o que veio com a divulgação dos emplacamentos de modelos zero quilômetro em abril pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

Entre automóveis e comercial leves, foram emplacadas 51.362 unidades, número que não era tão baixo desde os últimos anos da década de 1990, quando o país ainda sonhava chegar à marca de 1 milhão de unidades fabricadas/ano. Para se ter uma ideia, em março, mês já impactado pela pandemia, haviam sido 155.807 (queda de 67,03%). E no mesmo mês do ano passado, 221.292, ou 76,9% a mais do que agora.

Com isso, o acumulado do ano também se ressente. Ao todo, são 583.905 unidades, ou 27,1% a menos do que no mesmo período de 2019.

A lista dos mais vendidos, embora com números muito mais modestos, mantém a tendência recente, com o Onix à frente, seguido por HB20, Onix Plus e Ka. A novidade é a presença da Toyota Hilux na quinta posição, como melhor comercial leve – as picapes de uma tonelada de carga tendem a ganhar espaço num momento em que as ações públicas de enfrentamento à doença se intensificam. Entre os SUVs, pela primeira vez o novo GM Tracker aparece na frente, ainda que os números possam ser, em boa parte, referentes a emplacamentos por frotistas e locadoras.

Os 10 mais vendidos (comerciais leves)

Abril’2020

Unidades

1. Chevrolet Onix                                                3.619

2. Hyundai HB20                                                2.837

3. Chevrolet Onix Plus                                       2.223

4. Ford Ka                                                            1.842

5. Toyota Hilux                                                    1.762

6. Fiat Toro                                                          1.713

7. Fiat Strada                                                       1.630

8. Renault Kwid                                                   1.622

9. Chevrolet Tracker                                           1.395

10. Toyota Corolla                                               1.335

Fonte: Fenabrave

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais