Especial 1° de Abril: 4 mentiras sobre carros muito ditas por aí
Quem nunca acreditou em mentiras sobre carros que atire a primeira pedra. Não é só em primeiro de abril que caímos em pegadinhas, na vida real isso acontece e muito!
De revisões erradas a dicas absurdas para economizar, são tantas “fake news” que acreditamos que chega a ser loucura. Por isso, pensando em desvendar essas mentiras sobre carros, montamos este artigo com as 4 mais populares. Confira mais detalhes, nas próximas linhas.
1 – Revisão apenas nas férias
A tradicional revisão de férias em julho e dezembro, quem aí também faz? Saiba que, na verdade, essa revisão não existe ou pelo menos não deveria existir. A verdade é que os automóveis devem passar sim por manutenções preventivas, porém esta deve seguir intervalos regulares, de acordo com o plano de manutenção descrito no manual do proprietário.
Assim, aquele que faz a revisão preventiva a cada 10 mil km precisa, no máximo, checar a água e o óleo antes de pegar a estrada. Quem faz a revisão apenas nas férias corre o risco de ter sérios danos, sendo obrigado a fazer reparos emergenciais e corretivos.
2 – Entres as mentiras sobre carros temos o mito de descer na banguela
“Ei, amigo, desce na banguela que economiza combustível”, quem nunca ouviu isso? A verdade é que isso é uma grande mentira e, nos carros de injeção eletrônica o efeito é inverso. Quando se coloca em ponto morto o consumo do combustível se torna maior, pois o motor será acionado e começará a injetar combustível na câmara de combustão.
Entretanto, quando se permanece com o carro engatado o sistema corta automaticamente a injeção, colaborando para a economia. Isso porque a central entende que o movimento das rodas, por si só, pode fazer o motor funcionar e o veículo andar. Vale lembrar que o carro na banguela perde a sua estabilidade, acentuando o desgaste das pastilhas e discos de freio.
3 – Revezamento flex é outra das mentiras sobre carros
Essa é uma das mentiras sobre carros mais antigas, iniciada com a chegada dos carros flex. Era comum se recomendar o revezamento entre etanol e gasolina para que nenhum problema no conjunto ocorresse.
Entretanto, isso é uma grande lenda. Os carros flex são projetados para reconhecer os dois tipos de combustível, em qualquer proporção. Ou seja, alternar os abastecimentos não deixa a “queima melhor”, afinal o carro é programado para a realização da “queima” de forma igual.
4 – Retirar o catalisador para garantir mais potência
Aqui está mais outra grande balela! Muitos proprietários e até mesmo mecânicos acreditam que o catalisador limita o fluxo de gases, prejudicando o desempenho do motor. Contudo, isso é uma total inverdade!
O catalisador é responsável por reduzir a nocividade dos gases por uma reação química em seus componentes internos e reter os mesmos. Quando se retira o catalisador o seu carro polui ainda mais o meio ambiente e, eventualmente, consome mais combustível. Além disso, por ser uma peça obrigatória, a sua retirada pode ocasionar em multas e até mesmo apreensão do veículo.
Enfim, você já acreditou em alguma dessas mentiras? Se a resposta for sim, é hora de mudar esse conceito que você tem em mente. Fique atento ao que é verdade e ao que é mentira em relação ao seu automóvel para não acabar prejudicando o seu funcionamento.
Gostou do conteúdo? Compartilhe!