Fila para comprar carros novos já tem espera de 6 meses

Se antes a compra dos carros novos já contava com fila de espera, agora a mesma duplicou de tamanho. Além da falta de insumos, algo que já vinha sendo muito relatado pelas montadoras, grande parte das companhias presentes no Brasil anunciaram a suspensão das suas atividades por conta da pandemia.

Com isso, a falta de carros novos, que já estava sendo muito sentida, se tornou uma realidade ainda mais presente. Inclusive, as lojas de carros usados e seminovos também estão sentindo o reflexo deste contratempo, tendo em vista que quando faltam carros novos, as lojas são as primeiras procuradas. Assim, já começou a faltar opções nas lojas.

Além disso, devemos ainda lembrar do aumento de preço dos últimos meses. Resultado da primeira paralisação, no começo do ano passado, e da falta de insumos.

Para comprar carros novos é preciso enfrentar uma fila

Até o começo desse mês as filas para a compra de carros novos se resumiam a semanas, porém agora a história é diferente. Diversas lojas estão com estoques baixos e os modelos mais procurados do momento, como o Nissan Kicks e o novo Nissan Versa estão com filas que vão de 2 a 6 meses.

Vale lembrar que a Nissan anunciou na última semana férias coletivas em sua fábrica em Resende, no Rio de Janeiro. Iniciada em 26 de março, as atividades estão programadas para retornar no dia 12 de abril.

Muitos representantes afirmaram que ainda não se tem uma posição certa do que acontecerá nos próximos meses. Assim, tudo dependerá de como a pandemia irá evoluir e como será a retomada das montadoras neste mês de abril.

Como alternativa para contornar tal situação, diversas empresas estão reforçando quais são os modelos disponíveis e ressalta o longo prazo de espera, para aqueles clientes que não abrem mão dos modelos que escolheram.

Outro modelo que tem uma grande fila pela frente é o Fiat Strada. O prazo mínimo para que o veículo retorne às lojas é de 90 dias (3 meses). O fato se dá, sobretudo, pela alta procura do modelo que esteve entre os mais aguardados do ano passado e agora disputa o pódio de campeão de vendas com o Chevrolet Onix, que lidera o mesmo há cinco anos.

É importante lembrar que este cenário do mercado automotivo é totalmente atípico e nunca antes visto. O setor foi um dos mais impactados e, como consequência, a produção dos veículos se tornou mais lenta, gerando esse grande período de espera.

As vendas tiveram um grande aumento

No país, a venda de carros novos tem sido alta nos últimos meses. De acordo com alguns levantamentos, as vendas, se comparadas ao mesmo período do ano passado, estão entre 20 e 25% maiores.

O fato se dá principalmente por conta do número de pessoas que tem evitado andar em transporte público. Assim, consequentemente, estão aproveitando o momento para adquirir um novo carro. 

Mas essa realidade não foi apenas para os carros novos. Aqueles que não contam com o valor total para a compra de um zero km (tendo em vista a última alta de preços), estão apostando nos seminovos e usados. A procura cresceu consideravelmente nos últimos meses.

você pode gostar também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais