Ford vai fechar fábricas no Brasil. Adeus a EcoSport, Ka e Troller

A semana começou com uma notícia bombástica e um duro golpe para o mercado automobilístico brasileiro. Há mais de um século no país e produzindo há seis décadas, a Ford anunciou nesta segunda-feira o fechamento de suas três fábricas – Taubaté (SP); Camaçari (BA) e a da Troller, em Horizonte (CE) até o fim do ano. Com isso, EcoSport, Ka e o jipe T4 deixam de ser produzidos e oferecidos. A empresa atuará apenas como importadora, oferecendo modelos montados na China, México, EUA, Argentina e Uruguai – Bronco, Edge, Territory, Ranger, o furgão Transit e Mustang.

“A Ford está presente há mais de um século na América do Sul e no Brasil e sabemos que essas são ações muito difíceis, mas necessárias, para a criação de um negócio saudável e sustentável”, disse Jim Farley, presidente e CEO da Ford. Segundo ele, a empresa buscará formas de mitigar o impacto da medida junto aos trabalhadores. “Trabalharemos intensamente com os sindicatos, nossos funcionários e outros parceiros para desenvolver medidas que ajudem a enfrentar o difícil impacto desse anúncio. Quero enfatizar que estamos comprometidos com a região para o longo prazo e continuaremos a oferecer aos nossos clientes ampla assistência e cobertura de vendas, serviços e garantia”.

A medida foi tomada numa tentativa de aumentar o fluxo de caixa global do grupo e enxugar as atividades, tornando-as mais lucrativas. No ano passado, segundo dados da Fenabrave, a montadora foi responsável por 7,06% das vendas de automóveis e comerciais leves (quinta posição). Agora, se torna uma empresa de nicho, sem produtos populares e opções de entrada, o que certamente tornará sua participação de mercado ainda mais modesta.

Entre os modelos fabricados no Brasil, destaque para Corcel/Belina; Del Rey, Escort, Verona (parte do acordo da Autolatina, com a VW); Pampa, Focus, Fiesta, Ka e EcoSport, desenvolvido pela divisão brasileira para se tornar uma opção em vários mercados mundiais (inclusive o norte-americano).

 

 

você pode gostar também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais