Governo lança portaria para aumentar eficiência de recalls

0 6

A legislação envolvendo os recalls no Brasil está entre as mais avançadas do mundo na teoria mas, na prática, não proporciona os resultados esperados. Se as empresas fazem as convocações dos produtos defeituosos, muitas vezes os consumidores não são informados do modo correto, o que mantém o risco de problemas, algo tanto mais sério quando se fala de veículos motorizados.

Para tentar aumentar a eficácia dos chamamentos, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), ligada ao Ministério da Justiça e o Departamento Nacional do Trânsito (Denatran), subordinado à pasta da Infraestrutura, assinaram portaria conjunta que cria o Serviço Nacional de Notificação de Recall de Veículos.

De acordo com o texto, as campanhas envolvendo automóveis, motocicletas e comerciais serão comunicadas aos proprietários por meios eletrônicos e comunicação postal – Portal de Serviços do Governo Federal e do Denatran, Carteira Digital de Trânsito, Sistema de Notificação Eletrônica, além da remessa pelos Correios. As montadoras serão obrigadas a manter em seus sites por cinco anos, em local de fácil visualização, a comunicação de cada recall

O Governo Federal divulgou ainda um levantamento dos recalls feitos no país nos últimos cinco anos e, sem surpresas, os veículos puxam a fila. De um total de 701 campanhas, 606 foram relacionadas a carros, motos e caminhões, como mostra a imagem abaixo. Nada menos que 9,5 milhões de unidades estiveram envolvidas.

 

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais