Hummer ressurge como super picape elétrica
A General Motors resolveu reviver a marca Hummer, que surgiu da transformação de um veículo militar de transporte leve em um modelo civil que se tornou cult. E como já se sabia trocou os poderosos motores a combustão pela eletricidade. Mas sem deixar de lado números grandiosos de potência e torque em seu primeiro produto, a picape EV. Que terá a ordem de enfrentar e superar rivais como a Cybertruck, da Tesla, ou o modelo da Rivian, ambos em preparação para chegar ao mercado nos próximos anos.
A fabricante norte-americana revelou os primeiros detalhes da Hummer EV, a começar pelo visual. Que, de alguma forma, se inspira no utilitário original, com linhas angulosas, cheias de recortes e generosas. A grande atração, no entanto, são os três propulsores elétricos – um por eixo e um central – que, segundo a GM, vão entregar 1.000cv e absurdos 1.500kgf.m para superar todo e qualquer tipo de desafio. E fazer a picape andar rápido, apesar de um peso certamente nada contido. Mas com uma autonomia estimada, em ciclo médio, de 560 quilômetros. Não por acaso, a própria empresa se refere à sua mais nova criação como uma ‘besta off-road’. Montada sobre a plataforma modular elétrica Ultium, com baterias de tecnologia de mesmo nome.
Entre as novidades está a adoção de um sistema de quatro rodas esterçantes, para facilitar manobras em condições de aderência e espaço limitados. O teto infinito poderá ser desmontado e guardado sob o capô. Tínhamos uma meta para a HUMMER EV: construir a picape mais a impressionante da história”, explicou Al Oppenheiser, engenheiro-chefe do projeto.
A previsão é de que as primeiras unidades sejam entregues no fim de 2021. Entre os que já se mostraram interessados em ter uma na garagem está o astro do basquete Lebron James, que teve um Hummer a combustão. O brinquedo, no entanto, não será propriamente uma pechincha. Nos Estados Unidos, custará em torno de US$ 120 mil (algo em torno de R$ 620 mil pela cotação atual) em sua primeira edição.
