Jeep atende a pedidos e Wrangler ganha versão com V8 para 2021

FCA Press
0 149

Os motores V8 têm uma legião de admiradores em todo o mundo, mas especialmente nos Estados Unidos. Por lá, não só eles equipam muscle cars, SUVs e esportivos, como também são a base dos projetos de inúmeros pequenos fabricantes – tanto de modelos para o asfalto como o off-road -, e estão nas principais categorias das pistas (Nascar, Trans-Am, entre outras). Não é de hoje que, entre os adoradores da lenda que é o Jeep, há muito se esperava que o Wrangler, a encarnação atual do utilitário voltasse a ter um propulsor com essa configuração sob o capô. Os desejos foram atendidos pela marca do Grupo FCA.

Para 2021, o Wrangler ganha uma configuração Rubicon 392. O número representa, em polegadas cúbicas, a cilindrada do motor: 6.400cc. Que, como seria de se esperar, vem ‘emprestado’ pela Chrysler, com 470cv e 65kgf.m. Números de respeito para empurrar um conjunto que, a cada geração, ganha mais componentes e se afasta do jeitão raiz do CJ5 original, mas mantém o DNA do pioneiro.

Assim como a transmissão automática TorqueFlite de oito velocidades, o motorzão passou por adaptações para encarar regiões alagadas e os solavancos habituais do fora de estrada. Potência e torque são jogados nas quatro rodas com a ajuda dos diferenciais Dana 44. Um sistema de escape ativo duplo que pode ser acionado pelo motorista faz com que a usina cante a plenos pulmões com o ronco inconfundível dessa configuração de cilindros.

E, se a ordem é potência, o Rubicon 392 também faz a sua parte para economizar alguns trocados para o bolso de quem o comanda com o combustível. Em velocidade de cruzeiro, quatro dos oito cilindros são desativados eletronicamente. As vendas do Jeep V8 começam nos Estados Unidos no primeiro trimestre de 2021. E não é de se descartar que ele apareça por aqui – por preço nada modesto, é de se imaginar.

 

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais