KTM lança nova 1290 Super Adventure S

Assim como os SUV nas quatro rodas, o segmento das maxi-aventureiras se transformou num dos mais disputados e promissores quando falamos das motos. Marcas que até então não tinham propostas para essa fatia do mercado arregaçaram as mangas para também entrar na briga. Quem acreditou nela desde o início – BMW, Yamaha, Honda e Suzuki -, ganhou a companhia de rivais como Ducati, Triumph e KTM e, em breve, até mesmo a Harley-Davidson terá uma opção, a Pan-American.

Em meio à briga de foice, foi a vez de a KTM renovar sua opção mais poderosa: a 1290 Super Adventure S, que ganha uma terceira geração. A marca austríaca nasceu com foco nas competições (motocross e enduro) mas, desde os anos 1990, passou a desenvolver produtos para outros públicos, como as linhas Duke e Adventure. Que aproveita de todo o know-how acumulado em provas como o Rally Dakar para permitir, ao motociclista, engolir quilômetros, seja por asfalto ou terra, com toda a comodidade, tecnologia e espaço para bagagem (nos cases opcionais).

A gigante ganhou uma nova geometria do quadro em treliça tubular de aço, com o recuo da coluna de direção (e do guidão) e um reposicionamento do motor. O dois cilindros em V de 1.290cc ganhou novos pistões, um sistema de refrigeração mista ar/óleo aprimorado e agora obedece às normas Euro 5 de emissões de poluentes. Além disso, emagreceu 1,6kg. E joga, na roda traseira, 160cv e 14kgf.m.

Já a balança traseira foi alongada. A carenagem e os plásticos são totalmente novos – o arranjo dos faróis e das luzes auxiliares cria um conjunto no mínimo diferente. Marca do grupo, a White Power (WP) desenvolveu uma nova versão de sua suspensão semi-ativa Apex, com garfo invertido na dianteira. E as ajudas à pilotagem incluem um piloto automático adaptativo (desenvolvido em parceria com a Bosch, que se vale de sinais de radar para ajustar a distância dos demais veículos); controles de tração e estabilidade e quatro modos de condução: Street, Sport, Off-road e Rain (um quinto, Rally, está disponível como opcional).

A nova 1290 Super Adventure S será oferecida nos mercados europeus a partir de março. Também deve chegar ao Brasil, ainda sem data confirmada pela filial.

 

 

você pode gostar também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais