Lotus Evija: novidade elétrica muito veloz

Lotus Cars
0 54

A Lotus consegue manter um mercado fiel entre os consumidores de esportivos valendo-se da máxima de seu criador, Colin Chapman: pouca potência e muito peso. A base de sua gama atual de modelos não é das mais recentes e está centrada no trio Elise/Exige/Evora, com diversas configurações.

Agora parte do grupo Geely, assim como a Volvo, a casa britânica resolveu finalmente apresentar algo novo. E resolveu ‘chutar o balde’, com um hiperesportivo elétrico, o Evija. Uma máquina com absurdos 1.972cv originados de quatro motores instalados junto às rodas (recorde para um modelo de produção), e peso de 1.680kg, o que a deixa com relação peso/potência de sonho. Melhor do que isso, com uma autonomia de 400 quilômetros, o que permitiria quase (estamos falando de teoria, lógico) ir de BH ao Rio em velocidade de trem-bala – a máxima é estimada em 330km/h – sem necessidade de recarga.

A equipe de projeto liderada pelo desenhista Russell Carr procurou ser fiel ao espírito do saudoso Chapman, abusando da fibra de carbono (o chassi é um monocoque fabricado em Modena, terra da Ferrari) e dos materiais leves e procurando manter apenas o estritamente necessário na cabine. O desenvolvimento dos protótipos prossegue com a entrega das primeiras unidades prevista para o ano que vem (ao ritmo de 130 por ano). O preço não poderia ser nada modesto diante da proposta: está estimado em 1,75 milhão de libras ou, numa conta simples, algo em torno dos R$ 8,2 milhões.

 

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais