Mais uma vez as fake news: nada de multa por falta de máscara no carro

Detran-MG
0 167

Num momento de muita seriedade, sem precedentes nos últimos anos, ainda aparece gente para tornar as coisas mais difíceis, com o prazer mórbido de passar adiante notícias falsas. O que, nem é preciso dizer, gera alarme desnecessário e desinformação, a ponto de exigir desmentidos dos órgãos citados.

Nos últimos dias, as redes sociais se viram invadidas por mensagens afirmando que Detran e Polícia Militar estão autorizados a multar quem estiver sem máscara dentro do próprio veículo (ou sobre uma motocicleta), com soma de três pontos na CNH e pagamento de R$ 128.

O Detran-MG esclarece que tal tipo de punição não é aplicada por um simples motivo: não está prevista no Código de Trânsito Brasileiro. O que exigiria a aprovação de lei ou publicação de decreto nesse sentido, algo que também não aconteceu. O uso de máscaras vem sendo estimulado ou exigido (conforme o município), mas nos deslocamentos ou situações que reúnam maior volume de pessoas (em ônibus, metrô e mesmo a pé). Como seu principal objetivo é evitar que um paciente infectado contamine quem está ao redor, no carro ou na moto, especialmente sozinho, ele teria menor eficácia, o que não deve desencorajar o uso. Mas multa do veículo é fake news.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais