MBUX Hyperscreen: painel digital tamanho GG da Mercedes

O desenvolvimento tecnológico dos automóveis segue a todo vapor e, ao mesmo tempo em que os propulsores movidos a energias renováveis ganham espaço, a comodidade dos ocupantes também não é deixada de lado. Uma das tendências da vez é a adoção de painéis e sistemas multimídia sensíveis ao toque e cada vez mais interativos. A Mercedes buscou lançar uma tendência com seu MBUX, que une as funções de controle/monitoramento e entretenimento em duas telas paralelas. O que já está no interior de boa parte da gama da montadora alemã.

Mas, é possível chegar mais longe, como a casa da estrela mostra agora. A novidade responde pelo nome de MBUX Hyperscreen (ou super tela, numa tradução livre), e não é para menos. A ideia é transformar toda a superfície diante do condutor e do passageiro do assento dianteiro num espaço interativo. E a ordem foi usar todas as possibilidades da inteligência artificial para facilitar a vida de quem está a bordo. O sistema estreará no sedã premium elétrico EQS.

São nada menos que 1,41m de largura na versão mostrada, o que vai de uma porta à outra. E três ‘telas’ principais: o cluster propriamente dito, à frente do motorista; um painel central que concentra as funções de entretenimento e comodidade e outro diante do passageiro, que tem autonomia para fazer o que quiser (ler as notícias, por exemplo) sem atrapalhar os demais menus e serviços. Uma novidade é o Mercedes Travel Knowledge, que fornece informações imediatas sobre os arredores percorridos – curiosidades, nomes de prédios e ruas, sugestões de restaurantes, entre outros.

“Procuramos criar um conceito que não distraísse o condutor ou exigisse operações e movimentos complicados, e que fosse capaz de aprender graças à inteligência artificial. É possível ter uma experiência personalizada de infotainment antes mesmo de clicar qualquer coisa. Isso é pensar digital em 2021”, comentou Sajjad Khan, Chief Techonology Officer da marca. O Hyperscreen está sendo mostrado pela primeira vez na versão virtual da CES, a maior feira de tecnologia do planeta.

 

você pode gostar também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais