MBUX Hyperscreen: painel digital tamanho GG da Mercedes
O desenvolvimento tecnológico dos automóveis segue a todo vapor e, ao mesmo tempo em que os propulsores movidos a energias renováveis ganham espaço, a comodidade dos ocupantes também não é deixada de lado. Uma das tendências da vez é a adoção de painéis e sistemas multimídia sensíveis ao toque e cada vez mais interativos. A Mercedes buscou lançar uma tendência com seu MBUX, que une as funções de controle/monitoramento e entretenimento em duas telas paralelas. O que já está no interior de boa parte da gama da montadora alemã.
Mas, é possível chegar mais longe, como a casa da estrela mostra agora. A novidade responde pelo nome de MBUX Hyperscreen (ou super tela, numa tradução livre), e não é para menos. A ideia é transformar toda a superfície diante do condutor e do passageiro do assento dianteiro num espaço interativo. E a ordem foi usar todas as possibilidades da inteligência artificial para facilitar a vida de quem está a bordo. O sistema estreará no sedã premium elétrico EQS.
São nada menos que 1,41m de largura na versão mostrada, o que vai de uma porta à outra. E três ‘telas’ principais: o cluster propriamente dito, à frente do motorista; um painel central que concentra as funções de entretenimento e comodidade e outro diante do passageiro, que tem autonomia para fazer o que quiser (ler as notícias, por exemplo) sem atrapalhar os demais menus e serviços. Uma novidade é o Mercedes Travel Knowledge, que fornece informações imediatas sobre os arredores percorridos – curiosidades, nomes de prédios e ruas, sugestões de restaurantes, entre outros.
“Procuramos criar um conceito que não distraísse o condutor ou exigisse operações e movimentos complicados, e que fosse capaz de aprender graças à inteligência artificial. É possível ter uma experiência personalizada de infotainment antes mesmo de clicar qualquer coisa. Isso é pensar digital em 2021”, comentou Sajjad Khan, Chief Techonology Officer da marca. O Hyperscreen está sendo mostrado pela primeira vez na versão virtual da CES, a maior feira de tecnologia do planeta.