Novo Cerato: mudou e ganhou personalidade

0 11

Parte do Grupo Hyundai, a Kia conquistou mercados com modelos de visual agressivo, especialmente depois de contratar o desenhista alemão Peter Schreyer, hoje um dos principais dirigentes da marca coreana. Já vão distantes os tempos em que a aposta era em comerciais como a saudosa Besta (você lembra dela AQUI) – hoje o design marcante está em modelos como o Soul e o Sportage. Em 2017, foram vendidos no Brasil mais de sete mil veículos, número bastante significativo, com destaque para o sedã médio Cerato, fabricado sob a plataforma J3, usada também pela Hyundai (Elantra).

Se tem linhas atuais, qualidade de acabamento e motorização interessante (o 1.6L Flex de 16V e 128 cv, com etanol), o Cerato não é dos modelos mais inspirados em termos de design, bastante discreto para os padrões da Kia. Eis que a marca aproveitou o Salão de Detroit (Naias) para apresentar uma nova geração do modelo, que por lá é chamado de Forte. E o mínimo que é possível dizer é que ele ganhou atributos para se destacar na multidão, apesar de ter ganho um jeitão mais ‘burguês’.

O novo Cerato é 8 centímetros mais comprido e 1,6 centímetro mais largo que o atual. O modelo ganhou uma terceira janela atrás da segunda fileira de assentos e um caimento menos abrupto do teto. A linha de cintura foi elevada e liga a extremidade do farol às lanternas traseiras, casando bem com o recorte inferior. A dianteira, aliás, ficou mais harmoniosa com o “bocão” (a grade que a montadora chama de “focinho de tigre”) que já aparece no Soul, no Sportage e no sedã médio/grande Stinger (que, aliás, foi a principal fonte de inspiração para o irmão menor).

O motor escolhido, para os EUA, é o NU 2.0 quatro cilindros de 147cv que também equipa algumas versões do novo Hyundai Veloster e está acoplado tanto a uma caixa manual de seis marchas quanto a um câmbio CVT que, por conta das soluções próprias adotadas pela marca, é conhecido como IVT (Intelligent Variable Transmission). No interior, recarga wireless para smartphones, tela do sistema de multimídia de oito polegadas e todo o tipo de assistência ao condutor – alertas de ponto cego e permanência na faixa; assistente de colisão dianteira e cruise control adaptativo.

Vendas, por lá, previstas para começar neste primeiro semestre. Por aqui, é o caso de aguardar os planos dos sul-coreanos.

mp210-39261-225649 mp210-39261-225650

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais