Novo recorde de velocidade para um modelo de produção. Chiron chega a…

0 50

A que velocidade pode chegar um superesportivo de produção quando espremido até o último cavalo por alguém com domínio extremo e experiência? Essa pergunta movimenta os amantes do automóvel não é de hoje, e ter a melhor marca se tornou obsessão entre marcas artesanais como Koenigsegg, Hennessey e Bugatti, cujos produtos superam, com folga, a casa dos 1.000cv à disposição atrás do condutor e seu passageiro.

Pois se o penúltimo capítulo da batalha havia sido superar a casa dos 400km/h – tudo devidamente registrado e conforme as regras para a homologação desse tipo de tentativa –, a Bugatti resolveu destroçar as marcas anteriores e ir além do que parecia impensável: bater as 300 milhas horárias (482,7km/h).

Para isso, recrutou o britânico Andy Wallace, multicampeão das 24h de Le Mans e Daytona, e atualmente piloto de testes da marca do Grupo VW. E escolheu as melhores instalações disponíveis para a tentativa: o campo de provas de Ehra-Lessien, encravado na Floresta Negra alemã, com direito a um retão infinito de 8 quilômetros de extensão, que permitiria ao Chiron, com os 1.600cv de seu W16 quadriturbo, descarregar toda a absurda potência.

Lógico que não se tratava apenas de apertar o pedal da direita, considerando que, a partir de uma certa velocidade, não só aumentava a instabilidade da máquina, como qualquer rajada de vento ou obstáculo imprevisto poderia colocar tudo a perder. Wallace e a Chiron entraram para a história ao alcançar, pasme, 490,484 km/h. Mais até do que velocidade de jato de grande porte na decolagem. Sempre é bom lembrar que não estamos diante de um dragster preparado para alcançar acelerações alucinantes, mas de um modelo que, ao menos na teoria (sonhar com o prêmio da Mega-Sena custa pouco), pode ser encomendado e adquirido por quem quiser (e puder). Só não é recomendável tentar imitar a façanha…

 

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais