Revelada a exclusiva AMB 001. Moto para poucos, e para a pista

Aston Martin
0 163

O Salão de Milão (EICMA), que abriu as portas para o público na terça-feira (5) é o palco de lançamentos de vários modelos de motos destinadas a vender muito no mercado internacional. Mas também de conceitos e máquinas exclusivas, produzidas em escala limitada. Caso de uma que o Seminovos BH Notícias havia mostrado como teaser, e que agora ganhou formas e detalhes técnicos. Fruto de uma parceria entre a Aston Martin, que dispensa apresentações, e a Brough Superior, marca inglesa de motocicletas da primeira metade do século XX que se tornou sinônimo de luxo e nobreza sobre duas rodas. E que renasceu das cinzas com proposta semelhante.

A AMB 001 será fabricada em apenas 100 exemplares, na linha de montagem da Brough, em Toulouse (França). E não poderá ser emplacada para uso nas ruas e estradas, limitando-se às pistas e locais fechados. Embora não seja essencialmente uma superesportiva, já que conta com uma proteção aerodinâmica relativamente limitada. Mas com materiais nobres de sobra para fazer a diferença e justificar a presença na coleção para quem pode desembolsar os cerca de R$ 480 mil pedidos por uma (na cotação do dia).

Turbo

O motor é um V2 de 1.000cc que recebeu a ajuda de uma turbina, despejando na roda traseira 180cv. O que, considerando o peso líquido de 180 quilos, garante uma relação de 1 cavalo por quilo. Carenagens e rabeta são feitas em fibra de carbono, material usado também para o sub-quadro, com algumas partes em titânio. O assento é de couro com apliques e costuras feitos à mão e, na dianteira, chama a atenção o garfo “double wishbone” em alumínio, que isola as funções de amortecimento e frenagem, evitando qualquer interferência nociva na hora de reduzir a velocidade ou encarar as mudanças de direção.

A promessa é de início da entrega dos exemplares no último trimestre de 2020 e, a julgar pelo interesse, a ‘fornada’ única se esgotará bem antes disso.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais