Saiba quais foram os carros mais vendidos no Brasil em Março
O cenário do último mês foi um tanto quanto desafiador para todos os setores do Brasil, impactando, inclusive, os carros mais vendidos do mês. Com a nova onda da pandemia, 18 montadoras fecharam suas portas, sem contar na falta de suplementos que já vínhamos relatando desde o final do ano passado.
Entretanto, mesmo em meio a tantos acontecimentos, temos o nosso pódio de carros mais vendidos em Março. A primeira colocação ficou com a querida Fiat Strada que registrou 10.268 emplacamentos. Logo em seguida temos o Hyundai HB20, que teve 8.013 unidades vendidas. Por fim, temos o Chevrolet Onix que caiu para o terceiro lugar neste mês, vendendo 7.933 unidades.
As próximas colocações ficaram para o Volkswagen Gol, com 6.891 unidades vendidas e, em seguida, o Fiat Mobi, que subiu duas posições, vendendo 6.725 unidades.
Utilitários esportivos mais vendidos
Neste mês tivemos o Chevrolet Tracker como modelo em destaque. O esportivo saltou 4 posições, saindo da 11° e pulando para a 7°. Assim, o Jeep Renegade que garantia lideranças consecutivas neste segmento perdeu o seu lugar, ainda para a 8° colocação no ranking geral.
O Hyundai Creta foi o terceiro entre os carros mais vendidos da sessão dos utilitários esportivos. O mesmo saltou da 13° colocação para a 9°. Logo atrás tivemos o Volkswagen T-Cross que caiu uma posição e ficou em 11° neste mês.
Carros mais vendidos no primeiro trimestre de 2021
No levantamento feito neste primeiro trimestre de 2021 temos entre os carros mais vendidos o Fiat Strada com 28.869 unidades emplacadas. A liderança foi assumida com uma diferença de 110 unidades sobre o Chevrolet Onix que emplacou 28.759, que liderou o pódio mensal em janeiro e março.
O terceiro lugar deste primeiro trimestre ficou para o Hyundai HB20 com 23.665 unidades vendidas e o quarto para o Volkswagen Gol com 19.013 unidades comercializadas. Em quinto lugar encontramos o Fiat Mobi com 17.524 unidades vendidas.
Vale destacar que no acumulado do último ano o top 10 é representado por três modelos da marca Fiat e General Motors, dois da Volkswagen e um da Hyundai e Jeep.
O que esperar dos setor nos próximos meses
De acordo com diversos representantes, os próximos meses ainda são incertos. Acreditava-se em uma reerguida no setor, mas com essa segunda onda da pandemia (muito mais séria em alguns estados), as coisas se tornaram ainda mais difíceis.
Além disso, temos o aumento dos valores. Com a falta de algumas peças, sobretudo eletrônicas, os carros aumentaram e muito seu valor. Os estados também repassaram um aumento de impostos o que tem tornado os carros populares muito mais caros.
Com a falta de carros novos, o setor de carros usados tem crescido bastante. Entretanto, as opções já estão um tanto quanto limitadas. Além disso, alguns modelos chegam a estar mais caros do que os zero km.