Vendas de automóveis: FCA lidera mercado em 2020
Se destacando nas vendas de automóveis de 2020, a Fiat Chrysler Automóveis (FCA) teve seu balanço positivo mesmo em meio a pandemia. A liderança chamou a atenção no mercado de automóveis e comerciais leves do Brasil que passou por grandes contratempos nos últimos meses.
Das 433,6 mil unidades vendidas, a Fiat liderou como top de vendas com 321,7 mil veículos. Em relação à participação de mercado, a empresa se destacou com 16,5% dos 22,2% do total apresentado no ano.
Entretanto, é importante incluir neste top de vendas o crescimento da marca Jeep. Os resultados foram muito significativos e bateram a marca de 110 mil veículos emplacados. A participação de mercado chegou, sobretudo, à marca de 5,7%.
As vendas de automóveis de dezembro surpreenderam!
Segundo a FCA, dezembro foi, sobretudo, o melhor mês de vendas de todo o ano. A marca atingida foi de 54,8 mil veículos emplacados. Destes, 39,7 mil foram da marca Fiat e 14,9 mil da Jeep.
Estes resultados superaram até mesmo os dos meses de janeiro e fevereiro, que são considerados, sobretudo, os melhores para o mercado automotivo.
Levando em conta a liderança de vendas e suas duas grandes marcas, a FCA contou com quatro dos seus veículos no top 10 de mais vendidos de 2020. Os holofotes ficaram para: picape Fiat Strada (mais de 80 mil vendidas), Fiat Argo (66 mil vendidas), Jeep Renegade (57 mil vendidos) e Fiat Toro (54 mil vendidas).
O lançamento da Nova Strada e o rebranding da marca trouxeram grandes resultados para a empresa. Tais acontecimentos levaram a Fiat a liderança de mercado no último trimestre. Com isso, o otimismo para este ano que está se iniciando é alto.
Fiat Strada foi o destaque de 2020
Não podemos negar, a Fiat foi a marca que mais cresceu em 2020. O ano foi encerrado com 16,5% de participação de mercado. Em relação ao ano de 2019, o aumento foi de cerca de 2,7 pontos a mais.
Mesmo perante o recuo do mercado, que apresentou 26% de queda, a picape Fiat Strada teve um aumento estrondoso. A mesma bateu a marca de 80 mil unidades vendidas. Em outras palavras, a empresa foi ao contrário da queda geral e ainda teve seu aumento de 4,9% no volume de vendas. O fato garantiu, sobretudo, um desempenho histórico no segmento de picapes.
Além do Brasil, a FCA foi destaque em vendas de automóveis na Argentina
Não pense que foi só em território brasileiro que a FCA teve destaque. Na Argentina, a empresa também teve um grande avanço, subindo para 15,2% no percentual de vendas, se comparado com 2019. Encerrando o ano com 48.941 unidades vendidas, a empresa contou com 2,8 pontos market share.
No país, o automóvel mais vendido foi o Fiat Cronos com 16.561 unidades vendidas dos 37.711 do total comercializado. A picape Fiat Toro também teve uma marca considerável, com 7.630 unidades vendidas. Em relação a participação de mercado, a Fiat cresceu 2 pontos percentuais. O avanço foi de 9,7% para 11,7%, comparado com 2019.
Por fim, a marca Jeep teve a marca de 9.836 unidades vendidas. A expansão da sua participação no mercado se elevou, passando de 2,5% para 3,0%. Ou seja, os números mostram que o território argentino também é fã de FCA.