VW revela ‘raio x’ do Taos
Ele foi mostrado pela primeira vez no fim do ano passado na Argentina, onde será produzido. O SUV Taos, da Volkswagen, se mostrou em todas as suas formas, mas faltava o detalhamento das especificações técnicas, e das armas na luta com uma concorrência que responde, especialmente, pelo nome de Jeep Compass. A VW resolveu fazer um ‘raio x’ do novato, que só chega às concessionárias no segundo trimestre, e mostrou argumentos interessantes.
Caso do peso a seco, de 1.420kg, exatamente uma centena de quilos mais leve do que o rival em sua configuração básica. O Taos, que se posiciona acima do T-Cross, tem 4,46m de comprimento, entre-eixos de 2,68m, 1,84m de largura e 1,626 de altura. Na capacidade anunciada do porta-malas, mais uma vantagem em relação ao Compass: 498 litros de capacidade, ante os 410 do modelo da Jeep.
Os quatro modos de condução – Eco, Normal, Sport e Individual – ajustam não apenas o rendimento do motor 250 TSI para privilegiar economia de combustível ou desempenho. Direção, ação do controle adaptativo de velocidade (ACC) e até mesmo a iluminação da cabine se adaptam conforme a escolha.
A potência é inferior ao do propulsor 2.0 quatro cilindros Tigershark do Compass (150cv no Taos, contra 166cv no Jeep), mas o troco vem no torque: 25,5kgf.m contra 20kgf.m). E, com menos peso, é possível atingir velocidade final superior, além de gastar menos combustível.